2/19/2016

Rascismo Invertido? É de comer?

Racism The Elephant in the room / Alex Garland

Então você, amiguinho branco, acha que rascismo invertido existe e que adoramos o vitimismo de dizer que sempre somos oprimidos onde quer que estejamos? Não é bem assim. Dá uma olhada na definição de racismo:

Conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.

Ou seja, racismo é discriminar, inferiorizar, ofender alguém a partir de critérios raciais. Veja que em nenhum momento falei do negro até aqui porque rascimo pode vir de qualquer grupo racial para com outro. Então racismo invertido não existe porque o contrário do racismo é o respeito e a consciência de que ninguém é melhor do que ninguém por causa de cor de pele, fenótipos ou ancestralidade.

Pra quem chegou até aqui e ainda não tem ideia do que é o tal do "racismo invertido", deixa eu te explicar. Alguns brancos afirmam que são discriminados pela cor da pele e pior de tudo, resolveram chamar isso de racismo invertido. Alguns dizem até que as cotas raciais em concursos públicos e universidades também são práticas do perverso racismo inverso. Como no parágrafo anterior já provei que racismo invertido não existe, vamos focar agora no racismo contra pessoas brancas.

Pensem nisso: enquanto vocês, brancos, foram beneficiados por quase quatro séculos de educação, cultura, casa, comida boa, descanso e família; os negros, escravizados, eram a força braçal sem voz ou necessidades. Sem direito à uma educação equivalente à do homem branco, longe de suas terra e cultura natais, longe de sua família.

Não precisamos justificar o porquê de sermos as vítimas. A história já esfrega isso na cara de todos. Infelizmente ainda há um bom número de pessoas que acham que estamos em 1530 e se acham no direito de ter vantagens ou serem tratados como superiores pela alvura da pele. Shame on you, pra elas.

Vou explicar em tópicos pra você, amigo branco, entender melhor:

15 Fatos que Provam que Você Não Sofre Racismo:

  1. Seu povo não sofreu 400 anos de privação a direitos básicos como educação, liberdade (de pensamento, expressão, crença, de ir e vir), trabalho remunerado e não-escravo, saúde, moradia, além de direitos sociais e culturais;
  2. Ninguém grita a cor da sua pele pra você de forma perjorativa com a intenção de te ofender;
  3. Ninguém pensa que você vai assaltar/roubar só porque você é branco;
  4. Ninguém diz que seu cabelo liso é “feio”, “sujo” ou “ruim”;
  5. Ninguém te fala que seu nariz fino é “engraçado”, “diferente” ou “exótico”;
  6. Quando você faz algo errado, ninguém te diz que você “tinha de ser branco, mesmo”;
  7. As pessoas não pensam que você veio da Europa só por causa da sua cor (nem acham que Europa é um país);
  8. Ninguém te critica ou censura por você ser cristão ou acha que sua religião só serve pra fazer mal na vida dos outros;
  9. Ninguém te manda “voltar pra casa grande, senhor de engenho”;
  10. Ninguém diz que você não parece ser médico/advogado/[insira aqui outra profissão admirada] com base na cor da sua pele;
  11. Você se vê representado sempre na tv, no cinema, na música; E não na forma de um estereótipo ou sendo sempre a empregada, a babá, o porteiro, o lixeiro, etc;
  12. Os seguranças não te seguem a todo momento pra qualquer lugar que você for quando você entra em uma loja qualquer em um shopping;
  13. Na sua infância não faltavam bonecos, bonecas ou personagens de desenho animado brancos;
  14. Ninguém te julga pobre, mal-educado, burro ou mal-caráter só porque você é branco;
  15. A polícia não desconfia de você só porque você está em um "bando de brancos". Nem te mata sem justificativa porque você "parecia bandido".

Espero que tenha ficado claro pra você agora porque que racismo invertido não existe e porque vocês, brancos, não são vítimas de racismo. Não vou entrar na discussão da efetividade ou validade das cotas raciais aqui (deixa isso pro próximo texto) pra não desfocar ou deixar o texto longo demais.

Mas quero saber sua opinião: Você ainda acredita em racismo invertido? Você ainda acredita em racismo contra brancos? Fala tudo aí nos comentários! Vamos discutir o assunto!

Postado em 2/19/2016. Tags: / /
A. Lopes

Estudante de Sistemas de Informação metido a escritor e webdesigner. Amo ficar deitado vendo séries no netflix, escutando música ou vendo vídeo de gameplay no Youtube. Programador por necessidade, gosto de aprender coisas novas sempre.

Veja também:

Deixe Sua Opinião