7/10/2014

Em busca do console perfeito

Consoles

Na última postagem sobre games tivemos o embate entre os consoles e o pc, onde os consoles saíram vitoriosos. Agora o embate é entre os vencedores: qual o melhor console? Qual o com melhor custo-benefício? Qual deles tem os melhores jogos? Acompanha depois do pulo!

Antes de tudo, vale avisar que não há uma fórmula ou um console que seja o ideal para todo mundo. Isso varia de acordo com quantas Dilma$ disponíveis você tem, qual joystick você mais gosta, que jogos você considera imprescidíveis, etc.

Aviso: O Wii e o Wii U não serão considerados como alternativa neste artigo simplesmente porque não tenho o menor interesse em adquirir um. Mas, como sou uma pessoa boa, depois escrevo um artigo só sobre ele e porque não deu tão certo.

Todo mundo que me conhece sabe que desde o começo do ano estou me planejando pra comprar um videogame novo. E logo surgiu a cruel dúvida: Xbox 360 ou PS3? Para decidir analisei uma série de critérios que achei válidos e que influenciariam na minha satisfação pós-compra. Vamos a eles!

1. Preço

Eu sou pobre. Então para mim é importantíssima a questão do preço. Não quero falar aqui de preço atrelado somente à quantia em si, mas à relação de custo benefício. O preço do Xbox 360 é levemente mais alto que o do PS3 porém ele conta com o kinect enquanto o PS3 não tem nada de extra (PS Eye e PS Move são vendidos separadamente).

Mas vamos ser sinceros: qual a chance de o kinect fazer a diferença nos seus games a longo prazo? Assim que você comprar tudo bem, você vai pular, dançar, socar, etc. Mas depois isso vai cansar e além do mais os jogos mais legais não são adaptados para serem jogados com Kinect. Resumindo: enjoa depois de um tempo.

Logo, não vale à pena pagar um pouco a mais pelo kinect para ficar juntando poeira na estante depois de uns meses. E enquanto o preço do Xbox tem baixas mais sensíveis as baixas de preço do PS3 são bem drásticas. Para vocês terem uma ideia tem lojas aqui onde moro que estão vendendo por apenas 780 dilma$.

2. Exclusivos

É muito importante antes de tudo ter conhecimento de que tipo de jogador você é. Quais são os jogos que você acha imprescidíveis para curtir seu console? Eu, por exemplo, sou viciado na trilogia de God Of War e nas séries inFamous, Last of Us e Uncharted. Logo ficou óbvio que eu não ficaria muito feliz sendo dono de um Xbox 360.

3. Afinidade

Essa questão de afinidade é bem relativa e pode pesar bastante na decisão de alguns jogadores e nem tanto na de outros. Essa afinidade seria com qual console você está mais acostumado. Como tive um PS2 minha resposta óbvia seria o PS3 seu sucessor natural.

4. Preço dos Jogos

Este tópico é importantíssimo, afinal do que adianta comprar o console e não ter dinheiro pra comprar jogos depois? Saí pesquisando e vi que os preços são bem similares entre as plataformas.

Porém a lindamaravilhosaegostosa da Sony criou a assinatura Plus na Playstation Network que é bem mais em conta do que o preço de um jogo. É o seguinte: você paga R$ 100,00 por ano e todo mês ganha 12 jogos “de graça” (geralmente ao menos três são para PS3). Faça as contas: um jogo custa em média R$ 150,00 e na PSN+ você compra 36 (TRINTA E SEIS) jogos por apenas R$ 100,00. Claro que vai ser impossível você gostar de todos os títulos que eles oferecem mas eles são bem diversisficados e bons (nesse mês de Julho um dos jogos é Dead Space 3 que custa R$ 179,00).

5. Conforto

Esse item é bem pessoal e vai de cada um. Eu mais uma vez preferi a Sony por que acho o DualShock 3 mais confortável e com uma melhor pegada que o joystick do Xbox (que me parece um E.T. de Varginha).

6. Jogar Online com zamigos

A PSN (Playstation Network) é gratuita pra qualquer usuário acessar e ganhar lá seus troféus, jogar online com ozamigos, disputar troféus e pontuação etc. Já a Live do Xbox até pra você ter acesso à funções como conversar com ozamigos e jogar com eles você tem de pagar. Só pra isso: uma coisa que é gratuita em qualquer outra plataforma. Sério mesmo.

7. Preço de Acessórios

Os acessórios que pesaram na minha decisão foram: Headset com microfone, controle sem fio original e só. Nada de Kinect ou PS Eye. Muito menos PS Move. Só levei em conta acessório que realmente melhorem a experiência de jogo de um gamer de verdade. Achei os acessórios da Sony como o Pulse Wireless Headset fodásticos. Sem mais.

8. Videogame para a família

Esse quesito eu não dei a mínima importância para ser sincero com vocês. O videogame é pra mim. E é um videogame não um BD Player. Se eu quiser usar Netflix, Skype ou fazer streaming de música eu faço isso no PC. U_U

Mas é óbvio que o Xbox com seu Kinect e o Wii U com seus títulos clássicos como Super Smash Bros e Zelda ganham enorme vantagem por ser mais “divertido” para quem não é gamer de verdade hardcore.

Conclusão

Analisando estes aspectos para mim (a sua opinião pode ser drasticamente diferente da minha e ainda ser coerente de acordo com sua necessidade) a melhor escolha é sem dúvidas o Playstation 3. Além do meu gosto pessoal, eles tem os melhores jogos, os melhores preços, o melhor controle (DualShock 3 é o melhor!!!!111onze) e os melhores gráficos entre os da 7ª geração.

E você tem algum console? Está satisfeito com ele? Quais são os requisitos básicos do seu console perfeito? Me conta nos comentários!

Siga o blog no Facebook, Google+ e RSS.

Postado em 7/10/2014. Tags: / /
A. Lopes

Estudante de Sistemas de Informação metido a escritor e webdesigner. Amo ficar deitado vendo séries no netflix, escutando música ou vendo vídeo de gameplay no Youtube. Programador por necessidade, gosto de aprender coisas novas sempre.

Veja também:

Deixe Sua Opinião