7/04/2014

Porque não cometi Facebookcídio (ainda)

Facebookcídio

Todos sabemos da importância e da influência do Facebook tanto em nossa vida virtual quando em nossas vidas reais. Mas um fato é que recentemente muitas pessoas ao meu redor estão comentendo o tal do Facebookcídio e muitos blogs de tecnologia vêm falando cada vez mais sobre isso, quase imitando o que aconteceu com o orkut e seu orkutcídio.

Ultimamente cheguei a cogitar várias vezes excluir meu perfil também mas me contive por uma série de motivos. Para saber quais foram eles é só continuar depois do pulo!

1. Pessoas

É fato que na maioria das vezes o Facebook afasta mais do que aproxima as pessoas porém não há como dizer isso quando se tratam de parentes distantes. Aí o Facebook se torna a maneira mais viável de comunicação.

Serve também para compartilhar aquelas fotos da última viagem para visitar a família, etc. A maioria dos meus familiares não tem outra rede social então torna-se o único ponto de encontro.

2. Divulgação do blog

Majortirariamente a maioria dos cliques externos que eu recebo vem do Facebook, isso porque até pouco tempo atrás era o meio mais acesível de divulgar seu conteúdo (isso antes de você ter de pagar para ter total alcance dos seus seguidores). Não posso abrir mão deste que é o maior meio de divulgação do blog e isso é o que mais pesa na minha decisão.

E excluindo minha conta eu teria de acabar com a página do blog também. Não queremos isso, certo?

3. Comodidade

É muito mais cômodo entrar em contato com alguém pelo facebook quando você não quer dar seu número para conversar pelo WhatsApp. Sabe aquele colega que você não conhece tão bem mas por algum motivo precisa manter contato? Então, facebook é perfeito para isso.

4. Comunicação em grupo

O Facebook não é a melhor ferramenta colaborativa mas nem de longe. Por outro lado, é o mais prático: quase todo mundo já tem uma conta, então é só criar um grupo para compartilhar as informações seja lá do que for que a equipe está tramando. Eu por exemplo, tenho um grupo de artes cênicas criado no facebook. Se eu excluí-lo, vou ficar por fora do que está acontecendo.

5. Eventos

A maioria das festas e eventos que tenho participado ultimamente são criados através do Facebook. É mais fácil de convidar todo mundo e você ainda recebe notificação quando o evento está para acontecer.

Não são lá ótimos motivos mas são. Se não fosse isso já teria cometido o tal do facebookcídio também. Enquanto precisar do que citei acima, o jeito vai ser continuar no facebook. E você, o que te prende ao facebook? Conta aí nos comentários do facebook!

That's All Folks!
A. Lopes,
4 Julho 14
Postado em 7/04/2014. Tags: /
A. Lopes

Estudante de Sistemas de Informação metido a escritor e webdesigner. Amo ficar deitado vendo séries no netflix, escutando música ou vendo vídeo de gameplay no Youtube. Programador por necessidade, gosto de aprender coisas novas sempre.

Veja também:

Deixe Sua Opinião