2/04/2016

Ditadura do cacheado?

Um dia ainda recupero vocês, cachos, seus lindos!
*---------*

Olá, pessoas que ainda lembram que esse blog existe!

Como pessoa negra do cabelo cacheado, claro que já sofri com a pressão do “liso é o certo”, “liso é arrumado” e afins. Hoje não sofro nada porque raspo a cabeça toda então nem faz diferença. Mas nos últimos anos a onda do “assumir seus cachos” tomou conta da internet e da sociedade com lemas maravilhosos como

Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha.

Tudo muito lindo, tudo muito certo. Mas aí, agora, quer dizer que quem alisa o cabelo não tem identidade? Pera que não é bem assim.

O movimento de assumir sua identidade e aceitar seus cachos é justamente sobre isso: assumir e aceitar. Não há nada de impor ou obrigar. Ninguém é obrigado a ter o cabelo cacheado só porque nasceu assim. Assim como ninguém é obrigado a ter cabelo liso, loiro, preto, ruivo, curto, longo, etc, etc, etc…

Você pode julgar muito a burrice da pessoa que coloca química no cabelo? Pode! Chapinha estraga o cabelo? Sim. Selagem e alisamento também? Também. Mas o cabelo é dela. Ela faz  o que quiser com ele (até fazer a Britney e raspar tudo e depois atacar paparazzi com guarda-chuva).

Só pra esclarecer: vamos fazer dos nossos lindos cachos um direito, e não um dever. Não fala da chapinha do migo e da miga que eles não falam da sua fitagem e da sua hidratação de maisena e leite (que é ótima, por sinal).

Então, vamos se preocupar só com os pelos da nossa cabeça e deixar o cabelo dos outros em paz?

Sucksés? Sucksés.

Postado em 2/04/2016. Tags: / / /
A. Lopes

Estudante de Sistemas de Informação metido a escritor e webdesigner. Amo ficar deitado vendo séries no netflix, escutando música ou vendo vídeo de gameplay no Youtube. Programador por necessidade, gosto de aprender coisas novas sempre.

Veja também:

Deixe Sua Opinião